Um dos principais produtos da empresa Comtex, especializada em desenvolvimento de sistemas de monitoramento e segurança, entre outros, está de cara nova. O S4C é um integrador de gestão situacional georreferenciado, para gerenciamento e condução de processos em Centros de Comando e Controle, tanto de Segurança como de Operações e Administração. Ou seja, é um sistema pronto para gerenciamento, monitoramento e gestão de complexas bases de dados, tudo em tempo real.

A maior virtude do S4C é a sua capacidade de visualização em camadas. Cada um dos ativos, ou seja, unidade de monitoramento, pode ser “ligada” ou “desligada” do sistema central. Vamos imaginar a seguinte situação: uma ambulância de uma grande cidade precisa chegar ao local do acidente o mais rápido possível. No centro de operações gerenciado pelo S4C, o responsável pode imediatamente colocar na tela a camada do trânsito da cidade, assim como a dos semáforos e até mesmo do transporte público para ajudá-lo na tomada de decisão sobre qual o caminho mais rápido a ambulância deve pegar.

A cidade do Rio de Janeiro já conta com esse poderoso sistema de monitoramento urbano. Graças ao S4C, o Rio pôde organizar, durante os Jogos Olímpicos 2016, todos os complexos sistemas integrados de transporte, vias públicas, trânsito de pessoas, deslocamento de delegações entre tantos outros para que a cidade tivesse o menor impacto possível.

A nova marca do S4C ilustra exatamente esta capacidade de organização em camadas dos vários sistemas que a ferramenta é capaz de gerir, oferecendo uma visualização intuitiva, fácil e precisa para quem é responsável por gerir grandes centros urbanos. O diretor da Comtex, Alexandre Amaral de Moura, garante que agora “a nova marca, além de bonita, expressa a maneira como o sistema S4C funciona”.  O criação da logomarca foi desenvolvida pela agência Socialógica do Rio de Janeiro.