Como transformar Big Data em Business Intelligence?

Ainda há quem confunda os conceitos de Big Data e Business Intelligence. Hoje, a tecnologia permite o acúmulo praticamente ilimitado de dados. Permite ainda que esses dados sejam trocados e processados com enorme velocidade em grandes volumes. Assim, o que chamamos de Big Data nada mais é do que a captação de informações em volumes gigantescos por meio das mais variadas fontes: sites, aplicativos, smartphones, câmeras, sensores, catracas eletrônicas, terminais automatizados, máquinas de cartão de crédito, semáforos inteligentes, alarmes, aparelhos de gps etc.

A informação acumulada não serve para muita coisa se não houver um sistema organizado para classificar, filtrar e cruzar esses dados para que suas correlações possam embasar a tomada de decisões. É aí que começa o Business Intelligence, ou simplesmente BI.

Alexandre Amaral de Moura, diretor da Comtex, percebeu a importância dos sistemas inteligentes quando sua empresa ainda era uma indústria de câmeras de segurança. “Nós percebemos que mais importante do que a venda do hardware era a construção da inteligência que estava por trás desse hardware”, afirma Alexandre Moura.

Desde então, a Comtex vem concentrando sua atuação no desenvolvimento de soluções inteligentes para gestão. A inteligência de um sistema deve permitir a visualização de informações de forma clara e rápida. O Business Intelligence pode ser usado tanto para fins mercadológicos, como a definição do padrão de consumo dentro de um supermercado, até a complexa gestão de uma cidade.

Para transformar Big Data em Business Intelligence é preciso um sistema robusto com alta capacidade de processamento de dados e com uma interface intuitiva, visual e prática que permita o acesso às informações por equipes multidisciplinares. O sistema precisa ser versátil para que possa ser adaptado às características e necessidades da empresa ou da instituição. A inteligência, na verdade, já começa na escolha desse sistema.

Author: admin

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *